Proposta de escrita criativa #1: coleção de momentos poéticos

por - 30.7.20


Listas poéticas são sempre uma boa pedida quando nos faltam ideias sobre o que escrever. Isso porque, além de já formarem um texto completo em si próprias, funcionam como uma espécie de tempestade de ideias: um único item escrito pode servir de ponto de partida para outro poema ou trabalho artístico. Em suma, cada item é uma semente.

São exemplos de listas poéticas (lembrando que poesia não se limita ao gênero “poema”):


O que eu quero propor aqui, para quem gosta de escrever ou produzir qualquer tipo de conteúdo artístico (desenho, colagem, bordado, música etc.), é uma coleção de momentos poéticos. A ideia é registrar em forma de lista, durante o período de um dia, todos os momentos bonitos e inspiradores com os quais você topar.

E é sempre possível partir da proposta para subvertê-la. O último poema que postei aqui, por exemplo, partiu de um workshop de escrita da Rupi Kaur: ela sugeriu que criássemos um poema-lista com o título "A list of things I can share with the world". Como o resultado do meu ficou um pouco inusitado, joguei o título “Uma lista de verdades semioníricas” e pronto: toda a perspectiva estava mudada.

Se alguém se animar a tentar essa proposta, não se esqueça de me mostrar o resultado e, se possível, linkar esta postagem (ou me marcar nas redes sociais, @larissafonsil no Instagram ou @asmoscasnajanela, no Facebook). 

Divirtam-se!


p.s: amanhã (31/07/20) será enviado o primeiro e-mail da newsletter As moscas, com uma crônica sobre retornos e o primeiro número da zine Fragmentário! Juro que está legal. Se você ainda não estiver por dentro e se interessar, é só clicar aqui para se inscrever e se lembrar, a seguir, de confirmar a inscrição! Aos que já estão inscritos: espero mesmo que gostem ♡

10 comentários

  1. Lari, hoje de manhã eu já topei com flores maravilhosas por onde passei! E logo ao abrir a página inicial do Blogger vejo a sua postagem incrível! Claro que irei participar, só não sei se irei postar na internet.

    Um abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que coisa linda, Lídia ♡ Tão bom quando o dia começa bem assim, né? E participe siiiim! (E, se quiser, depois me mostra por e-mail ou mensagem ♡)

      Abraço enorme pra ti!

      Excluir
  2. Que lindo isso! Adoro fazer listinhas, elas realmente inspiram! Irei fazer algo pensando na sua listinha e proposta, e logo postarei.

    Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Quero muito ver ♡ E obrigada demais, Gaby queridíssima ♡

      Beijos e um fim de semana repleto de encantos pra ti!

      Excluir
  3. Olá, Larissa!

    Gostei da ideia, o correr do dia proporciona várias imagens poéticas, basta ter olhos para ver.

    IUm abraço,
    Sônia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Sônia! Tudo bem?

      Com certeza! A poesia está em todo lugar...

      Outro para você e obrigadíssima pela visita ♡

      Excluir
  4. Fragmentário UM é tão precioso, precioso e precioso ... que no envolver-se na leitura a gente até molha os olhos. Imagens lindas, textos e poemas que se trespassam entre si, se tornando únicas para o deleite da gente.
    Muitíssimo grato pelo presente.
    Feliz domingo e grande abraço no coração.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah, Ney, fiquei tão feliz com esse feedback bonito seu ♡ Eu que te agradeço, e muito-muitíssimo!

      Para você também! ♡

      Excluir
  5. Lari, minha amiga, eu não sabia que isso tinha um nome! É costume meu anotar em meu diário pequenos momentos, pensamentos, fragmentos ou detalhes de um dia. Com certeza em breve virará uma postagem no blog, já me animei a elaborar uma lista poética para publicar. Uma vez, em um devaneio da madrugada e com o coração partido, fiz uma coisa parecida e publiquei no Isamateur: https://isamateur.blogspot.com/2017/04/notas-de-nao-sei-de-nada-sobre-amor.html.

    Fiquei maravilhada com a crônica e com a primeira edição da Zine Fragmentário, que presente maravilhoso receber no meu e-mail ♥ Uma delícia de ler, cheia de conteúdo, muito inteligente e esteticamente perfeita! Você encanta em tudo o que faz ♥ Você quer o mundo? Eu te dooouu!!

    Um beijo, Lari! Tenha uma ótima semana <3

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu vou AMAR ver uma lista dessas no seu blog! E essa postagem: eu lembro demais dela! Lembro que amei porque, além de muito criativa, dá pra gente se identificar à beça toda vez que lê, haha!

      E fico tão contente por você ter gostado da zine, Isa ♡ Ainda mais porque seu senso estético é encantador! Aaaaaaaaah, você é querida demais da conta ♡

      Beijos, Isa! Você também ♡

      Excluir